Descobre se anda a exagerar na bebida
A sua relação com o álcool pode ser meramente social, mas há casos nos quais o consumo vai além dos limites, podendo transformar-se em alcoolismo. Esta nova forma de medir o consumo de álcool vai ajudá-lo a avaliar em que ponto está.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Quantas vezes disse que era só um copo e ia para casa para, depois, ser o último a deixar o bar ao fim da noite? Muitas pessoas só bebem quando saem, em jeito de diversão, e com uma razão meramente social já que o álcool é conhecido por ajudar a libertar e mandar a vergonha embora.

Ainda assim, em alguns casos o consumo torna-se descontrolado e isso pode desembocar em situações de alcoolismo. Por isso é importante não usar a terminologia ‘alcoólico’ em vão, dado que se trata mesmo de uma doença. Além de ser uma palavra que traz consigo uma certa conotação negativa: uma pessoa alcoólica é aquela que não consegue viver sem beber álcool diariamente.

Nesse sentido, aposte no diagnóstico prematuro e consiga avaliar e identificar em que ponto está na relação com o álcool. Existem vários testes que pode realizar para saber qual é o nível do problema, desde questões sobre a frequência com que bebe álcool, a quantidade, etc. Se não gosta especialmente de responder a questionários, há outras formas de fazer este exame.

Tente esta opção: estipule 30 dias sem beber bebidas alcoólicas. Se não conseguir, aí tem a sua resposta. E talvez essa seja uma pista clara de que talvez deva repensar a sua relação com a bebida. Neste trabalho pode recorrer à ajuda de aplicações móveis que servem para controlar o consumo de álcool e ajudá-lo a cumprir o desafio até ao fim.

Ainda que em algumas épocas do ano sejam mais propícias a abusos (Natal, passagem de ano, carnaval, e por aí adiante), é preciso ter a palavra controlo em mente. Não se deixe levar pelo momento e recorde que para se divertir com família e amigos não precisa de se embebedar.

Fonte: MH

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0