Desabamento de mina de ouro mata e deixa dezenas de desaparecidos na Huíla
O número de corpos resgatados numa mina de ouro na Huíla, que esta madrugada desabou na localidade de Tchikuele, no município de Chipindo, província da Huíla, subiu para 13, constatou hoje a fonte da Angola-Online no local.

Os corpos são de garimpeiros ilegais soterrados numa mina artesanal. O resgate está a ser feito pelos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, efectivos da Polícia Nacional (PN) e das Forças Armadas Angolana (FAA).

Hélder Lourenço, administrador do Chipindo, disse que as vítimas foram surpreendidas por um desabamento de terra, quando extraíam ouro em "condições precárias e perigosas", devido à humidade dos solos.

Garantiu ainda que não há um número exacto de vitímas e que as buscas continuam. Ainda ontem, muito antes da tragédia, a polícia local deteve 15 jovens que tentavam a exploração ilegal de ouro, informou a autoridade.

As áreas com ouro no Chipindo continuam a ser local preferido de populares saídos do Huambo, Bié, Uíge e Huíla, para tentar a sorte. No quadro da "Operação Transparência”, em curso no país, na Huíla e no município de Chipindo, Hélder Lourenço visitou, em Fevereiro deste ano, a região de Tchikuele, tida como reserva de ouro na região.

Fonte: Jornal de Angola

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0