Depois de febre hemorrágica, Angola confirma caso de Gripe A
O Ministério da Saúde (MINSA) deu a conhecer na tarde desta quarta-feira (1), ter confirmado “nas últimas 48 horas” um caso de Gripe A (H1N1), em Luanda numa cidadã angolana com passagem recente na cidade de São Paulo, no Brasil.

Num comunicado a fonte da Angola-Online teve acesso, o MINSA anunciou que, perante este caso “foram mobilizados todos os subsistemas de saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) e accionados todos os mecanismo de prevenção e controlo”.

Aquele departamento governamental revelou que a doente em causa se encontra isolada sendo que as pessoas que estiveram em contacto directo com ela “apresentam exames negativos para o vírus, mantendo-se sob vigilância médica”.

O MINSA fez saber que até ao momento não se verificaram quaisquer outros casos da doença.

Lembra que a Gripe A (H1N1) é uma doença particularmente contagiosa porque transmite-se por via aérea e através de contacto directo com objectos contaminados.

Como medidas de prevenção, o Ministério da Saúde orientou a todos que tiverem tosse e espirro “ a cobrirem a boca e o nariz com um lenço, de preferência de papel. Se for de pano deverá ser lavado com sabão e passado a ferro diariamente.”

Importa realçar que o departamento provincial de Saúde Pública e controlo de endemias confirmou no mês passado, no Lubango, o registo de um caso de febre hemorrágica da Crimeia do Congo, diagnosticado inicialmente como de Dengue, entre finais de 2018 a Março último.

Fonte: O País

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0