Custo do novo aeroporto de Luanda ultrapassa USD 6,3 mil milhões
O novo aeroporto internacional de Luanda, em construção nos arredores da capital, já ultrapassa os USD 6,3 mil milhões, em várias empreitadas concedidas a empresas chinesas

Segundo a agência de noticia Lusa, a informação resulta de dados compilados ontem pela mesma com base nas adjudicações de empreitadas já realizadas, envolvendo a construção do novo aeroporto no município de Icolo e Bengo, a 30 quilômetros de Luanda, com conclusão prevista para Abril próximo.

O novo aeroporto é descrito como um “projecto estruturante fundamental para a concretização da estratégia do governo, no que concerne ao posicionamento do país no domínio do transporte aéreo na região da África austral”.

A edificação do aeroporto, em curso desde 2004, está a cargo da empresa China International Fund Limited (CIF), contratada pelo governo por USD 3,8 mil milhões.

Pelo que a Lusa noticiou a 10 de Setembro último, só para o equipamento de infraestrutura o Estado vai gastar mais USD 1,4 mil milhões, tendo contratado para o efeito a empresa China National Aero-Technology International Engineering Corporation.

O contrato para a construção da rede de estradas de acesso ao aeroporto, no valor de USD 695,1 milhões, tendo sido contratada para o efeito a China Tiesiju Civil Engineering Group (CTCE).

Já em Dezembro de 2015 foi escolhido pelo governo o consórcio da China Hyway Group Limited para construir o acesso ferroviário ao aeroporto. Nesta empreitada, a construção e fornecimento de equipamentos para as cinco novas estações do Caminho de Ferro de Luanda (CFL) representa um investimento público de USD 255 milhões.

Somam-se a construção do respectivo ramal ferroviário desde a actual Estação de Baia do CFL ao novo aeroporto internacional de Luanda (num total de 15 quilómetros), por USD 162,4 milhões.

Duas das pistas foram concluídas em 2015, assim como a torre de controlo, decorrendo a construção dos terminais, que segundo o governo deverão receber 15 milhões de passageiros por ano.

A sua entrada em serviço está projectada até Junho de 2017, ano em que se realizam em Angola as terceiras eleições gerais em período de paz. Contudo, os atrasos na construção dos acessos rodoviários e ferroviários colocam em causa a concretização deste prazo.O projecto é financiado por fundos chineses englobados na linha de crédito aberta por Pequim para permitir a reconstrução de Angola, depois de terminado um período de três décadas de guerra civil.O novo aeroporto internacional está implantado numa área de 1.324 hectares e terá duas pistas duplas com capacidade de aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380.

Rede Angola

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0