Crimes por clonagem de cartões Multicaixa continuam a aumentar
Os crimes praticados por clonagem de cartões Multicaixa em Angola dispararam em 2018, com dezenas de clientes, particulares e empresas, a serem lesados em valores que podem chegar aos milhões de kwanzas e com os bancos a furtarem-se à responsabilidade de devolver o dinheiro.

Os crimes atingem clientes de vários bancos e em alguns casos envolvem quantias avultadas. Só um cliente do Standard Bank viu ser-lhe subtraído da conta oito milhões Kz, em 26 movimentos num único fim-de-semana.

Noutro caso, que vitimou um cliente do Banco Millenium Atlântico, "voaram" 975 mil kz, quantia ligeiramente inferior à que foi subtraída da conta de um cliente do Caixa Angola. Neste caso, foram feitas quatro transferências, com o cartão clonado, para uma conta noutro banco, no montante global de 850 mil Kz.

Qualquer uma destas vítimas apresentou reclamação junto do seu banco, sendo orientados a formalizar queixa à Polícia Nacional e ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), que, no final do ano passado, desmantelou uma rede que movimentou cerca de 800 milhões Kz, por apropriação e clonagem de cartões Multicaixa, e que começou a ser julgada no início de 2019 no Tribunal Provincial de Luanda.

A rede de nove elementos era integrada por três funcionários bancários. Na posse de dois deles foi apreendida uma máquina de clonagem de cartões, cujo funcionamento foi certificado pela Empresa Interbancária de Serviço (EMIS), entidade operadora dos sistemas de pagamentos e serviços da rede Multicaixa, segundo informação prestada pelo Ministério Público.

Fonte: AN

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0