Criada pílula anticoncepcional mensal
Cientistas descobriram como driblar os ácidos do estômago e fazer com que a droga dure mais tempo no órgão

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Tomar pílula anticoncepcional com a regularidade correta não é nada fácil. Para ter o efeito pleno, a mulher precisa lembrar de engolir um comprimido todo dia, exactamente no mesmo horário. Resultado? Muitas esquecem e atrasam o ritual. Por essas e outras, 9% das mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais engravidam todos os anos.

Agora, pesquisadores do MIT e do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um contraceptivo oral que deve ser tomado apenas uma vez por mês, o que pode reduzir gravidezes indesejadas. É verdade que anticoncepcionais mensais já existem — mas, até agora, todos eram da forma injectável, o que não é confortável para todas as mulheres.

A tarefa de desenvolver um suprimento mais duradouro de hormônios que seja consumido de forma simples, como uma pílula, existe há tempos. Mas o estômago se provou um grande inimigo dessas pretensões: qualquer coisa que ingerimos vai directo para um mar de ácidos (o suco gástrico), que corrói tudo o que humanos costumam engolir.

 Qualquer tipo de medicação oral, como os anticoncepcionais convencionais, por exemplo, é dissolvido rapidamente por lá e direccionado para ser expelido do corpo. É por essa razão que as mulheres precisam tomar uma pílula todos os dias.

A nova pílula mensal, um método menos invasivo que as injecções, pode trazer o mesmo resultado. Tudo porque os cientistas descobriram como driblar os ácidos do estômago. O pulo do gato foi colocar o contraceptivo em uma cápsula revestida de gelatina, que consegue permanecer no estômago após ser ingerida, e gradualmente libera a droga.

SI

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0