Corrupção dificulta atrair investidores estrangeiros em Angola
A consultora Fitch Solutions considerou que Angola deverá manter o ritmo de implementação de reformas, mas alertou que a atracção de investimento estrangeiro é dificultada pela corrupção e que há potencial para mais contestação.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

"Na Fitch Solutions, esperamos que o Governo de João Lourenço mantenha um nível relativamente robusto de fôlego nas reformas em Angola nos próximos trimestres, e que continue de forma abrangente a luta contra a corrupção", escrevem os analistas desta consultora detida pelo mesmo grupo que é dono da agência de 'rating' Fitch.

Numa nota sobre a economia de Angola em 2020, a Fitch Solutions alerta, no entanto, que "a eficácia destas reformas na atracção de investimento directo estrangeiro vai ser limitada pelas contínuas percepções de corrupção e de fracas condições macroeconómicas" num país que está em recessão há cinco anos.

Na análise, os consultores escrevem ainda que há o risco de estas condições económicas negativas, que incluem não só a recessão económica, mas também a subida da inflação e o aumento da pobreza, poderem aumentar a contestação social.

As melhoras no sentimento dos investidores, no entanto, não compensam o difícil ambiente operacional, a que se juntam as fracas condições macroeconómicas.

"Angola deverá registar o seu quinto ano consecutivo de recessão económica em 2020, devido aos baixos preços do petróleo e ao declínio da produção, que influenciam negativamente as exportações e as receitas fiscais", dizem os analistas, que sublinham ainda o fraco poder de compra e a desvalorização de 44% no kwanza desde Janeiro de 2019 como factores negativos.

O risco da realização de mais manifestações surge também destes factores, a que acresce o "falhanço de João Lourenço na promessa de um milagre económico feita em 2017", e que é aferido tendo em conta o elevado nível de desemprego, inflação e grandes desigualdades no rendimento".

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0