Cooperativa denuncia frequente roubo de gado na Huíla
O presidente da Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola, Salvador Rodrigues, disse sexta-feira que indivíduos que vêm de fora da província estão a roubar, com frequência, cabeças de gado dos criadores tradicionais na região dos Gambos, na Huíla.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Salvador Rodrigues, que denunciou o facto em entrevista ao Jornal de Angola, disse que no município dos Gambos existe muito roubo do gado nas comunidades e em fazendas, em muitos casos, por pessoas que não vivem na região.

“Alguns ladrões vivem na capital do país há muitos anos e quando regressam não querem trabalhar, criam distúrbios para tirar vantagens de forma ilícita”, lamentou.

Sem revelar o número de roubos registados até Dezembro, Salvador Rodrigues afirmou que têm-se realizado trabalhos de sensibilização, "porque o combate de tais práticas não é apenas assunto de polícia, devendo as comunidades ter a cultura de denunciar".

O presidente lamentou, também, o difícil acesso à água e ao pasto, acrescentando que os criadores fazem um “grande” sacrifício para manter as manadas vivas e a multiplicarem-se de forma positiva, tendo informado que, além da conservação da biodiversidade, os criadores empresariais também protegem o parque Nacional do Bicuar de caçadores furtivos.

Fonte: JAOnline

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0