Contas da ex-ministra das Pescas bloqueadas pela justiça angolana
A ex-ministra das Pescas Victória de Barros Neto, o marido e os filhos têm as contas bloqueadas por ordem da Procuradoria-Geral da República (PGR), ao mesmo tempo que contra a primeira foi aberto um processo-crime.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

A medida surge depois de um juiz de um Tribunal de Windhoek, Namíbia, ter emitido um mandado de detenção contra a ex-governante, exonerada em Janeiro de 2019, informa neste domingo o Jornal de Angola (JA).

Na edição deste domingo, o diário refere que equipas de Angola e da Namíbia trabalham em conjunto para apurar a implicação da actual deputada do MPLA num esquema de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, em que estão igualmente envolvidos dois ex-ministros namibianos, já a contas com a justiça naquele país.

O sub-procurador e porta-voz da PGR, Álvaro da Silva João, em declarações ao semanário Expresso, sublinha estar em curso uma diligência entre as autoridades judiciais dos dois países, mas lembra que, à luz da Constituição, Angola não pode extraditar os seus concidadãos.

"O que fizemos, desde que tomámos conhecimento deste assunto, através do gabinete de Intercâmbio e Cooperação Internacional, foi contactar a nossa congénere", disse o sub-procurador, acrescentando que, "havendo matérias que indiciem actos criminais, em momento oportuno iremos prestar informações sobre o andamento do processo" - disse.

O esquema, que gerou luvas no valor de pouco mais de 30 milhões de dólares, foi detectado por um consórcio de jornalistas de investigação, do diário namibiano "The Namibian", a "Wiki-Leaks", a Televisão Pública da Islândia (RUV), o diário islandês "Stundian" e a "Al Jazeera".

O esquema tem origem num acordo assinado entre os Governos da Namíbia e de Angola, que se consubstanciava no estabelecimento de quotas de pescas envolvendo duas empresas namibianas: a Namgomar Namibian S.A e a estatal namibiana National Fishcor Corporation of Namibian (Fishcor), e uma angolana, Nandomar Pescas Angola.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0