Conheça as causas e como tratar de dores de ouvido
Sabe-se através de um estudo, que as causas mais comuns são infecções por vírus, fungos e bactérias, as chamadas otites, que podem ser média ou externa.

Anúncio

Anúncio

A dor de ouvido, que pode acometer uma ou as duas orelhas, é um sintoma bastante frequente na população, mas costuma atingir mais as crianças, causada também por lesões na orelha (ouvido) ou ainda ser reflexo de problemas em outras regiões, como inflamação na garganta ou disfunção na articulação mandibular.

A otite média atinge a região da orelha média que compreende a câmara timpânica e o tubo auditivo, que quando for aguda é causada por bactérias e vírus que provocam inflamação e/ou obstruções, ocorrendo durante ou logo após gripes, resfriados, infecções respiratórias ou na garganta, devido à passagem de micro-organismos das vias aéreas para a orelha.

A otite externa acomete a região da orelha externa, área revestida por pele e constituída pelo pavilhão auricular e o conduto auditivo externo que termina numa membrana chamada tímpano. Sua função é localizar a fonte sonora, amplificá-la e levá-la até a segunda região, a orelha média.

A introdução de objectos, como hastes flexíveis, lápis e tampa de caneta, no canal auditivo pode causar lesões como perfuração da membrana do tímpano e fractura dos ossículos da orelha, ocasionando dor.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno, desde que evite introduzir objectos ou qualquer substância no canal auditivo sem prescrição médica, pois eles podem causar lesões e danos no ouvido.

Fonte: Drauzio Varella

REAÇÕES

0
   
1
   
1
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0