Começa hoje o julgamento de Zenu dos Santos
Vai começar hoje, segunda-feira, 09, o julgamento do antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos “Zénu”, acusado de transferir ilegalmente 500 milhões de dólares do BNA.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Inicialmente marcado para 25 de Setembro, o julgamento sofreu um adiamento a pedido do advogado do co-réu Valter Filipe Duarte da Silva, ex-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), que alegou indisponibilidade naquele período.

Sob “Zenu” dos Santos a ser julgado no Tribunal Supremo em Luanda, pesam as acusações de branqueamento de capitais e peculato.

No mesmo processo são arguidos Jorge Gaudens Pontes Sebastião e António Samalia Bule Manuel, estando em causa uma alegada transferência ilegal de 500 milhões de dólares norte-americanos do BNA para uma conta no Crédit Suisse de Londres, Inglaterra.

A transferência era uma espécie de pagamento avançado para uma empresa criada pelos arguidos, a fim de montar uma operação de financiamento para Angola, no valor de 30 mil milhões de dólares.

De acordo com a fonte da Angola-Online.net, o plano assentava na constituição de um suposto Fundo de Investimento Estratégico e na utilização da empresa Mais Financial Services, S.A. como instrumento de actuação.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0