Colectivo do BNA alerta que 100 Usd vai custar 100 mil Kzs
O colectivo de trabalhadores do BNA, alertou que a nota de 100 dólares vai custar 100 mil kzs, devido a uma suposta imprudência na gestão das Reservas Internacionais Líquidas (RIL).

1. Há uma situação gravíssima de descontentamento interno no BNA, porque, está haver uma gestão imprudente das Reservas Internacionais Líquidas, RIL, com o mecanismo de câmbio flutuante.

2. Este modelo faz o BNA perder, por mês, cerca de 800 milhões dólares das Reservas, porque, o câmbio flutuante gera especulação do câmbio, dos preços e, para um país dependente da importação, faz subir sempre a taxa de inflação.

3. Estamos numa situação insustentável, que internamente não temos solução, porque, para controlar a subida galopante da taxa de inflação e de câmbio, vamos precisar de vender mais de 3 mil milhões de dólares, até Dezembro, o que é perigoso, porque as reservas ficariam abaixo de 6 mil milhões e, em Janeiro o Tesouro precisa sempre, de vender 2 mil milhões, para pagar salários e outras despesas.

4. Há uma tristeza profunda aqui, porque, com a especulação e venda de divisas no mercado informal por trabalhadores dos bancos, os departamentos de supervisão e controlo cambial estão proibidos de fazer supervisão e controlo dos bancos, o que piora a situação (cada responsável aqui, defende o banco de onde veio ou é accionista).

(O colectivo dos Trabalhadores do BNA).

Fonte: Novafrica

REAÇÕES

32
   
13
   
27
   
472
   
71
   
61
   
107
   
202