Cobalt exige da Sonangol 2 mil milhões de dólares
Devido ao facto de a Sonangol ter desistido da compra da participação da Cobalt, em dois blocos angolanos, a empresa norte-americana, exige uma compensação de 2 mil milhões de dólares à petrolífera nacional.

A Cobalt, citado pelo NJ, recorreu a arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (ICC), por quebra de um negócio de 1,75 mil milhões de dólares, referente à venda de 40% da participação detida nos blocos 20 e 21, no offshore ao largo de Luanda.

"Através deste tribunal arbitral, a Cobalt reclama uma compensação da Sonangol E.P. no valor de 2 mil milhões de dólares, acrescidos de juros e custos", informou a empresa norte-americana na comunicação dos resultados.

 A petrolífera norte-americana, acrescentou ainda que, para além do processo principal contra a Sonangol E.P., também apresentou outra queixa no tribunal arbitral contra a Sonangol P&P (Pesquisa e Produção), visando a recuperação de 174 milhões de dólares, acrescidos de juros e custos, relativos a dividendos da exploração conjunta do bloco 21 no offshore angolano.

A Cobalt "pretende prosseguir vigorosamente com os processos arbitrais, e perseguir todas as alternativas legais".

Lembrar que a companhia norte-americana alega que o cancelamento da venda de 40% da participação detida nos blocos 20 e 21, no offshore ao largo de Luanda, lhe trouxe prejuízo global de 1,87 mil milhões de dólares no último trimestre do ano passado.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
2
   
0
   
0
   
0