Cientista condenado após modificar bebés geneticamente
O cientista chinês He Jiankui, que alega ter sido o responsável pela primeira manipulação genética de bebés em todo o mundo, foi condenado a três anos de prisão pela experiência, noticiou a agência oficial chinesa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

De acordo com a Xinhua, He Jiankui foi também condenado a pagar uma multa de três milhões de renmimbis (cerca de 380 mil euros), depois de um tribunal de Shenzhen (sudeste) o ter considerado culpado de modificar ilegalmente genes de embriões para fins reprodutivos.

Dois outros investigadores envolvidos no caso receberam sentenças e multas menores. Zhang Renli foi sentenciado a dois anos de prisão e multado em um milhão de renmimbis (cerca de 128 mil euros). Já Qin Jinzhou recebeu uma sentença de 18 meses, suspensa por dois anos, e uma multa de 500.000 yuans (cerca de 64 mil euros).

Em Novembro do ano passado, He Jiankui surpreendeu a comunidade internacional ao afirmar que havia conseguido criar os primeiros bebés geneticamente, duas meninas gémeas, manipulados para resistir ao HIV.

O anúncio provocou um debate global sobre a ética da modificação genética.

Fonte: Sapo Notícias

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0