Cidade do Lubango está ser engolida pelos amontoados de lixo
As empresas de recolha de lixo da cidade do Lubango, na província da Huíla, estão paralisadas há mais de 18 meses por alegada falta de pagamento, e a cidade tornou-se num verdadeiro viveiro de lixo.
Folha 8

Desde 2014, que algumas empresas de recolha de resíduos sólidos da cidade de Lubango, na província da Huíla, se recusam prestar serviços por alegada falta de ordenados.

Atendendo as fortes chuvas que se fazem sentir naquela localidade, os munícipes estão preocupados com o surgimento de várias doenças graves, como a cólera e diarreias agudas, que o lixo pode causar.

‘’Este lixo é um atentado a saúde pública e está mesmo no centro da cidade, é feio. Seria bom que as autoridades resolvessem a situação, porque para além das crianças que brincam à volta do lixo, há moradores que vivem próximo do local. E neste tempo chuvoso nem há valas de drenagem. Apelo a administração municipal que coloque contentores para se depositar o lixo’’, apelou Sérgio Miranda, ao Angola-online.

Por outro lado, a Administração municipal do Lubando, liderado por Francisco Barros, assumem que faltam verbas para acudir esta situação.

"Temos dificuldades de fazer recolha do lixo, o acumular dos resíduos sólidos é cada vez mais visível sobretudo nas periferias. As empresas apresentam atrasos no cumprimento dos contratos em termos de pagamento. Mas estamos a fazer de tudo, infelizmente ainda não atingimos o que poderíamos considerar um trabalho de excelência’’, admitiu o administrador do município do Lubango.

DW

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
1
   
0
   
1