Cidadão aposta na produção e transformação de tomate
Um cidadão empreendedor, de 28 anos de idade, Erikson de Carvalho, anunciou na última sexta-feira, implementação de um projecto de produção e transformação de tomate, na província da Huíla.

Anúncio

Anúncio

A iniciativa, que já conta com o plantio do tomate e aguarda apenas pela maquinaria de transformação, está a ser implementado numa fazenda agrícola de 27 hectares, dos quais quatro são para a plantação.

A fazenda está localizada na comuna do Hoque, município do Lubango, e com a implementação do projecto pelo menos 40 postos de trabalho directos vão ser criados.

Em declarações, Erikson de Carvalho explicou que a produção do tomate será feita três vezes por ano, para uma colheita de 100 toneladas ao ano, das quais 50 porcento vão servir para transformar polpa de tomate, ketchup e massa tomate, sendo o restante a ser comercializado, segundo o proprietário.

 O empreendedor que já produz ovos há quatro anos, disse que precisa de um financiamento para concluir o projecto, uma vez que já existe um investimento de 28 milhões de kzs, que, considerando o espaço e o estudo de viabilidade para o mesmo, o projecto tem uma estimativa na ordem dos 500 mil dólares norte-americanos.

Referiu que a grande dificuldade continua a ser o acesso aos financiamentos, pelo que devem ser melhoradas as políticas a nível dos bancos para os micro e pequenos empreendedores, pois as exigências feitas pelas instituições financeiras não se adequam aos empreendedores, sobretudo, porque têm os seus negócios há poucos anos.

Fonte: Sapo Notícias

REAÇÕES

24
   
0
   
7
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1