Cadáveres apodrecem na morgue central de Luanda
Os cadáveres depositados na Morgue Central de Luanda estão, na sua maioria, em avançado estado de putrefação devido ao mau estado das câmaras frigoríficas, denunciou uma fonte ligada ao departamento de Saúde.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A fonte, que pediu o anonimato, informou que na Morgue Central de Luanda existem 15 câmaras frigoríficas, correspondendo a 174 gavetas, mas oito das quais se encontram avariadas e apenas sete estão a funcionar a 75 por cento.

Além da avaria das câmaras, disse que a morgue enfrenta sérios problemas de superlotação de cadáveres e, por isso, três a quatro cadáveres são depositados numa mesma gaveta. “É lamentável o que vemos diariamente. Numa gaveta deve, no máximo, ser colocado dois corpos e não ao contrário. Com isso, os defuntos entram em estado de decomposição e é necessário que se tome medidas para evitar situações piores”.

A fonte, que vimos citando, considera ser uma situação grave e alertou ter sido detectada na câmara cinco uma fuga num dos motores e, a qualquer momento, pode parar por falta de manutenção.

“Tem havido muitas reclamações por parte dos familiares quando se deparam com o corpo do seu ente querido em avançado estado de decomposição”, disse, para quem o assunto já se arrasta há dois meses e é do conhecimento do Governo Provincial de Luanda e do Ministério da Saúde.

A funcionária ligada ao departamento de Saúde não entende o porquê desta situação, uma vez que a Morgue Central de Luanda é uma unidade orçamentada e factura algum dinheiro, para além de receber também dinheiro proveniente do Governo da Província.

Explicou que os corpos depositados na morgue pagam o valor de 1000 a 2000 dia e interrogam-se sobre o destino que é dado a estes valores. “ Se não houver uma solução urgente, corre-se o risco de termos um problema grave de saúde pública, o que pode resultar numa epidemia”.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

0
   
0
   
1
   
1
   
2
   
0
   
5
   
2