Cacuaco regista mais de sete casos de tuberculose por dia
A Direcção Municipal da Saúde de Cacuaco, regista cerca de oito casos de tuberculose diariamente, na sua maioria homens, com idades compreendidas entre 15 e 45 anos, por alegado consumo excessivo de bebidas alcoólicas e má alimentação, informou o responsável da área de combate à patologia.

Pedro Mayifuila disse que, de Janeiro a Setembro deste ano, foram registados na circunscrição 558 casos de tuberculose, dois dos quais resultaram em mortes, um aumento de 68 pacientes, em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com Pedro Mayifuila, o aumento dos casos de tuberculose deve-se à desobediência das orientações passadas pelas autoridades, bem como ao consumo desregrado de bebidas alcoólicas, aliado à má alimentação por parte de muitos pacientes.

Para reduzir os casos, o Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias tem levado a cabo campanhas de sensibilização nas comunidades rurais, com o objectivo de esclarecer as medidas de prevenção da patologia.

“Muitos doentes, depois de notarem uma pequena melhoria no seu estado de saúde, desistem do tratamento”, disse o responsável lembrando que o processo da cura da tuberculose é prolongado, podendo durar entre seis e 18 meses, daí que muitos pacientes, depois de três meses de medicação, acham que já estão melhor e abandonam o tratamento. 

Fonte: Jornal de Angola

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0