Cabinda aguarda pelo maior porto de África
Angola poderá ter nos próximos tempos uma das maiores infra-estruturas de África, que vai contribuir para o crescimento socioeconómico do país, podendo servir também como um novo acesso para o investimento em África.

Trata-se do Porto do Caio localizado na província de Cabinda, um projecto em que o executivo angolano juntou-se às empresas privadas, olhando para diversificação da economia do país.

O projecto trará benefícios para o comércio em Angola e na região, podendo criar um novo portal de acesso ao continente apoiado por ligações ferroviárias e rodoviárias. As obras iniciam com o desenvolvimento de uma área de aproximadamente 100 hectares, que incluirá a infra-estrutura da marinha, instalações dos terminais, unidades de armazenamento industrial, escritórios e logística. A construção destas instalações criará mais de mil postos de trabalho a curto prazo, sem contar com os empregos que vêm sendo gerados ao longo da construção. Mas, a verdadeira compensação virá a médio e longo prazo, e tem o potencial real de induzir a criação de 20 mil novos postos de trabalho.

Um exemplo claro de como um porto pode transformar uma sociedade e exercer um grande impacto social. É o Jebel Ali Port, porto do Dubai, é um dos centros de transacções comerciais mais importante do mundo, sendo ao mesmo tempo a maior zona económica empresarial, com sede de milhares empresas e aproximadamente com dez mil funcionários. O seu rendimento em 2015 aproximou-se dos 4 biliões de dólares.

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0