Bolseiros angolanos na Argélia são atacados com mocas, ferros e cadeiras
Dezenas de estudantes angolanos bolseiros do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), na Argélia, têm sido frequentemente agredidos física e psicologicamente, pelos cidadãos argelinos. O racismo é apontado como a causa dos ataques, que os angolanos têm sido alvos naquele país africano.
Simulação

Em declarações à Rádio Nacional de Angola, um dos estudantes disse que “tudo começou na quarta-feira última, dia 1, quando vários estudantes assistiam um jogo do Campeonato Africano das Nações (CAN-2017) em futebol, que decorre no Gabão, os estudantes argelinos insistiam em ver o jogo da taça do Rei de Espanha entre o Barcelona e Atlético de Madrid, depois a confusão começou, mais graças ao guarda do Campus Universitário, o pior não aconteceu”.

O estudante contou que, dois dias depois, ‘’precisamente às 19 horas de sexta-feira, os mesmos jovens que estiveram na origem do confronto quando assistiam jogo, os atacaram novamente.’’

“Recuamos até o nosso prédio, nos fechamos com os outros colegas estrangeiros que vivem aqui connosco, mas ainda assim eles cercaram o prédio, atiraram pedras, garrafas, paus, partiram as janelas dos quartos”, explicou.

Questionado se haviam ligado à polícia local, o jovem estudante entristecido, respondeu: “Quando estávamos a ser atacados ligamos aos colegas que estão fora e eles ligaram à polícia. E a polícia quando chegou disse que não podia intervir porque tinha de ser alguém de dentro ligar ou os guardas da cidade universitária”, relatou.

O jovem estudante continuou, fazendo saber que um dos estudantes angolanos foi brutalmente espancado, tomaram de assalto os apartamentos dos angolanos e a polícia argelina nem sequer interviu  perante a onda de agressões que os angolanos têm sofrido.

‘’Horas depois, aproximando-se da meia-noite, os argelinos arrombaram a porta, espancaram e saquearam os estudantes angolanos e um dos estudantes que foi capturado no refeitório se encontra ferido, pois, como se não bastasse os socos e pontapés, foi também agredido com madeiras e cadeiras, tanto que foi encaminhado ao hospital, liberado horas depois sob orientação de repouso.

Por outro lado, os familiares dos estudantes residentes em Angola, mostraram-se consternados com a situação e solicitam ao Governo angolano para entrar em contacto com as autoridades argelinas para garantir a segurança dos estudantes naquele país.

REAÇÕES

6
   
37
   
2
   
4
   
18
   
17
   
9
   
26