BNA deverá subir taxa de juro para 16,5%
A consultora Capital Economics considera que o banco central angolano deverá começar esta Segunda-feira um ciclo de subida da taxa de juro de referência, que deverá passar de 15,5% para 16,5%.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

A consultora Capital Economics considera que o Banco Nacional de Angola vai começar esta Segunda-feira um ciclo de subida da taxa de juro de referência, que deverá passar de 15,5% para 16,5%.

"Pensamos que os decisores políticos em Angola vão começar um ciclo de aperto monetário na Segunda-feira, aumentando a taxa directora em 100 pontos-base, para 16,5%", lê-se numa nota enviada aos clientes, e a que a Lusa teve acesso.

Os analistas da Capital Economics argumentam que "a inflação aumentou de 16,6% em Novembro para 17,1% em Dezembro, e a pressão dos preços deve continuar a acumular-se nos próximos meses porque a forte queda do kwanza no ano passado fomenta a subida dos preços dos bens importados".

Assim, acrescentam, "o Banco Nacional de Angola deverá provavelmente responder aumentando as taxas de juro até um total de 400 pontos base durante este ano", o que elevaria a taxa de juro directora para 20,5%.

"Esta subida das taxas é uma das principais razões para a nossa previsão, fora do consenso dos analistas, de uma nova recessão económica este ano em Angola, descendo o PIB pelo quinto ano consecutivo", lê-se ainda na nota.

Fonte: EXPRESSO

REAÇÕES

COMENTÁRIOS