Bebé nasce com órgãos fora do corpo
O Hospital Provincial Materno-Infantil em Malanje, registou na última terça-feira, o nascimento de uma criança com os intestinos e o fígado fora do corpo, por causa de uma possível má-formação congénita.

De acordo com a médica neonatalogista do referido hospital, Marina Costaleira, este é o primeiro caso do género a ser registado naquela região e, é conhecido como gastrosquise total, caracterizado por anomalias da parede abdominal da mãe durante a gravidez.

Segundo a fonte da Angola-Online, trata-se de um caso raro, mas que pode acontecer em todas as regiões do mundo, quando a mulher grávida não assiste regularmente as consultas de pré-natal.

O director clínico do Hospital Provincial Materno-infantil, Nicodemos Gaspar, garantiu que esforços estão a ser feitos, no sentido de transferirem a bebé e a mãe para uma unidade de saúde preparada para atender este tipo de casos, em Luanda.

Antoníca Uafa, mãe da bebé, revelou que durante a gravidez não fez regularmente as consultas pré-natais, por falta de condições financeiras, factor que pode estar na base da má-formação congénita da recém-nascida.

Angola-Online sabe que, os serviços de saúde que uma gestante recebe durante a gravidez e parto são importantes para a sobrevivência e o bem-estar da mãe e da criança, por isso o Ministério da Saúde recomenda que devem fazer no mínimo quatro consultas pré-natais.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
1