Banco BNI financia Angola com mais de sete mil milhões de kwanzas
A informação foi avançada, esta quarta-feira, num despacho do Banco de Negócios Internacional (BNI), fazendo saber que o banco vai emprestar ao Estado angolano oito mil milhões de kwanzas, conforme acordo de financiamento aprovado pelo Presidente da República.
DR

“Necessidade de serem implementados projectos integrados no Programa de Investimentos Públicos, atendendo à necessidade de dinamizar o desenvolvimento económico e social do país através do impulsionamento da agricultura e para apoio do programa de aquisição e afectação de meios”, invoca o despacho.

Segundo o despacho do BNI, “Angola vive desde finais de 2014 uma crise financeira e económica e no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2017 as receitas fiscais só deverão cobrir 49,6% das necessidades totais, acrescido das receitas patrimoniais” 

Portanto, as receitas provenientes do endividamento público deverão atingir um peso de 43,6% do valor global inscrito no Orçamento, chegando a 3,224 biliões de kwanzas. 

Além de contrair nova despesa pública, no mercado interno e externo, o OGE de 2017 prevê 2,338 biliões de kwanzas para o serviço da dívida este ano. Nas contas do Governo está inscrito um défice orçamental de 5,8% do PIB em 2017, no valor de 1,139 biliões de kwanzas.

É importante recordar que o Banco de Negócios e Investimentos (BNI), foi fundado por Mário Palhares, antigo vice-governador do Banco Nacional de Angola e que é presidente do conselho de administração do BNI em Angola e do BNI Europa, este com sede em Portugal.

Fonte: Lusa

REAÇÕES

0
   
0
   
1
   
0
   
1
   
1
   
0
   
0