Babar durante o sono tem relação com problema de saúde
Um estudo indicou que babar durante o sono, tem relação com alguns problemas de saúde, conforme ilustra a baixa a pesquisa.

Publicidade

Publicidade

A fisiologia normal da nossa respiração é predominantemente nasal, porém, é comum respirarmos pela boca em algumas situações rotineiras, como durante actividades físicas, que precisamos aumentar o volume de ar inspirado, ou quando estamos com o nariz congestionado por uma gripe ou alergia.

Entretanto, quando a respiração por via oral acontece por um período prolongado, isso pode se tornar um problema, e influencia diretamente nosso bem-estar, provocando efeitos nada agradáveis no dia a dia.

Porque respiramos pela boca?

Em termos gerais, a respiração oral é decorrente de múltiplos factores que não constituem uma doença, mas uma situação prejudicial à qualidade de vida, com sinais e sintomas característicos e com um grande número de etiologias.

Dormir de boca aberta faz mal?

Uma das maneiras mais simples de notar que você está respirando pela boca é durante o sono. Isso porque, nesse contexto, não é raro acordar com o travesseiro molhado de saliva - um sinal claro de que a pessoa está babando enquanto dorme.

Mau hálito

O que pouca gente imagina, no entanto, é que o hábito de babar dormindo pode estar relacionado a algumas alterações desconfortáveis no dia a dia da pessoa. Uma delas é o mau hálito, pois dormir de boca aberta provoca uma maior proliferação das bactérias presentes na mucosa bucal, na língua e nos dentes, causando a halitose.

Ronco

Também podemos observar o ronco, que ocorre quando a musculatura orofaríngea está com o tônus diminuído e obstrui ou deixa a passagem do ar mais estreita. Quando o ar passa por essa musculatura, ele causa vibração da mucosa e isso gera o barulho do ronco.

Apneia do sono

Em casos mais graves, ainda pode ocorrer apneia do sono, que é quando ocorre a obstrução da passagem de ar e a pessoa fica alguns segundos sem respirar. Quando não tratado, o distúrbio pode provocar (ou piorar) doenças cardiovasculares, como arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca e hipertensão.

Fonte: Minha Vida

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0