Atrasos na emissão de certificados pode dificultar inscrições na UAN
A maior parte dos estudantes finalistas dos institutos médios em Luanda corre o risco de não se alistar, no próximo ano lectivo, na Universidade Agostinho Neto e nos Institutos Superiores públicos devido à morosidade na entrega de certificados, nas referidas escolas e a demora do reconhecimento do documento pela Direcção Provincial da Educação.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

As inscrições para os exames de acesso às universidade públicas vão decorrerem de 2 a 11 de Janeiro de 2020 e pelo que se constata, a situação dos estudantes finalistas pode complicar-se, porque muitos deles alegam haver atrasos consideráveis na entrega dos documentos.

Dulu Mulundo disse que desde o dia 6, altura em que fez a entrega do documento, desloca-se diariamente à Direcção Provincial da Educação, mas sem sucesso, situação que o deixa bastante irritado.

Na pele de Dulu Mulundo estão outros tantos estudantes que, diariamente, deslocam-se à Direcção Provincial de Educação, desesperados só de saberem que correm o risco de não poderem fazer inscrições nos institutos públicos. 

Domingas Lauriana, com o rosto carregado de lágrimas, lamenta a situação e diz que não entende o porquê de tantas voltas para entregar um documento.

“A forma como trabalham é só mesmo para penalizar o estudante, porque, de resto, não vemos motivo para tanta demora. Não podemos continuar assim todos anos, pois não há respeito pelas pessoas”.

O chefe de departamento de Educação e Ensino da Direcção Provincial de Luanda, Orlando Lundaluki, disse que muitas vezes os institutos enviam os documentos tarde e, nalguns casos, mal processados, e quando isso acontece faz-se a devolução para ser melhorado.

“Também há estudantes que, a título individual trazem certificados e, às vezes, com erros, logo somos obrigados a restituir. Outras vezes temos de confirmar junto das instituições onde o aluno estudou, daí a enchente que se verifica na Direcção Provincial da Educação.”

Fonte: JAOnline

REAÇÕES

COMENTÁRIOS