Assinala-se hoje o Dia dos Fiéis Defuntos
O mundo assinala hoje, sábado, 2 de Novembro, o dia dos fiéis defuntos, dia dedicado para a memórias dos que já partiram à eternidade, mortos, uma efeméride de origem da religião cristã católica.

Em Angola, o dia 02 de Novembro é feriado nacional e tornou-se tradição as famílias homenagearem os seus entes falecidos, com rezas, limpezas e deposição de flores sobre campas.

Para cumprir com o ritual, muitas famílias afluem aos cemitérios, onde são celebradas missas em memória aos defuntos.

A data é celebrada com outras actividades em homenagem aos mortos. “Os vivos rezam pelos cristãos que estão no purgatório, estado no pós-vida, onde as almas são purificadas antes de irem ao céu”, assim postula a religião.

Segundo fontes religiosas, o acto de rezar pelos mortos é praticado desde o século I, porém, foi apenas no século XI que os papas João XVIII, Silvestre II e Leão IX instruíram os fiéis a dedicar ao menos um dia anualmente para lembrar e rezar pelas almas daqueles que já partiram.

O Dia 2 de Novembro foi escolhido, por suceder ao Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1 e voltado à celebração de todos aqueles que, apesar de não terem sido canonizados e nem lembrados nas orações, faleceram em estado de graça.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0