“Arroz solto pode causar graves problemas a saúde”, alerta especialista
A especialista em contaminação de arroz Andy Meharg, após testar três maneiras diferentes de se cozer o arroz, alerta que cozer o arroz em pouca água para que fique ‘’solto’’ pode expô-lo a um químico chamado arsénio, que pode causar risco de doença cardíaca, diabetes, danos no sistema nervoso e cancro ( dos pulmões e bexiga).

O professor Andy Meharg, especialista em contaminação de arroz da Universidade de Queens Belfast, testou os níveis deste químico no arroz após o cozinhar de três maneiras diferentes. 

Segundo o especialista, garante que primeiro usou duas partes de água para uma parte de arroz, pelo que a água foi absorvida ou evaporada durante a cozedura. 

Chegou mesmo a confirmar que aumentar a proporção para cinco partes de água reduziu para metade os níveis de arsénio , e que deixá-lo de molho durante a noite reduziu os níveis da toxina em 80%. 

Por outro lado, Daily Mail destaca que os estudos apontam que a exposição excessiva ao arsénio pode aumentar o risco de doença cardíaca, diabetes, danos no sistema nervoso e cancro (pulmões e bexiga).

Importa dar a conhecer aos nossos leitores que o arroz tem dez vezes mais arsénio inorgânico do que outros alimentos, e segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (European Food Standards Authority), as pessoas que comem muito arroz estão expostas a concentrações preocupantes.

REAÇÕES

14
   
5
   
2
   
0
   
0
   
1
   
6
   
6