Archel Mangueira acusado de ter prestado falsas declarações em tribunal
O antigo ministro das Finanças, Archer Mangueira, faltou com a verdade ao afirmar que o Estado encontrou resistência da parte do seu constituinte para reaver o dinheiro, declarou o advogado Bangula Kemba, defensor de Jorge Gaudens Pontes Sebastião.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Para fundamentar a sua tese, o causídico contou que existem nos autos, provas suficientes provenientes de um tribunal superior de Londres (Inglaterra), devidamente reconhecidas pelas autoridades locais e traduzidas que contrariam o antigo ministro das Finanças.

No seu entender, tais provas poderiam ser melhor aproveitadas, uma vez que a tradução foi devidamente reconhecida junto do Ministério das Relação Exteriores.

De acordo com o causídico, no processo julgado naquele tribunal existe um acordo consensual celebrado entre as partes que possibilitaram o regresso ao país de 500 milhões de dólares, transferidos de uma conta do BNA no exterior para a conta da empresa Perfectbit, domiciliada no banco HSBC, em Londres.

“Tudo o que o senhor Archer Mangueira disse em tribunal em relação a este processo é falso”, frisou.

De realçar que, de acordo com a acusação, para o Estado angolano conseguir reaver os 500 milhões de dólares teve de recorrer à justiça e, para tal, gastou mais de 10 milhões de dólares, com os advogados contratados para os defender.

Os 500 milhões de dólares seriam a primeira tranche de um total de 1,5 mil milhões de dólares que o BNA estava para disponibilizar com vista a financiar o país com 30 mil milhões de euros.

Segundo informações prestadas por Valter Filipe, em tribunal, previa-se a constituição de três fundos com finalidades específicas, nomeadamente, um fundo de capitalização de recursos para a economia nacional, um de redução das dívidas da Sonangol e do Ministério das Finanças e outro, o último, para a capitalização do BNA.

Este último previa a cedência de até dois milhões de dólares semanais ao banco central angolano.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0