António Guterres aclamado e aplaudido como novo secretário da ONU
É com fortes aplausos que o antigo Primeiro-Ministro português António Guterres, foi hoje aclamado como novo secretário-geral da ONU, funções que vai assumir a 1 de Janeiro do ano próximo.

Num discurso de aproximadamente sete (7) minutos e proferido em inglês e francês, António Guterres, agradeceu a confiança que lhe foi depositada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e os 193 países membros da ONU, e prometeu assumir o papel de mediador honesto e construtor de pontes para resolução de conflitos.

‘’Gratidão em primeiro lugar em relação aos membros do Conselho de Segurança pela confiança que em mim exprimiram, mas gratidão também em ralação Assembleia Geral da ONU e a todos Estados membros, por terem decidido um processo exemplar de transparência e de abertura bem como aos meus colegas candidatos cuja inteligência, cuja dedicação e cujo empenhamento nesta campanha muito contribuíram para o prestigio das Nações Unidas. Humildade face, aos enormes desafios que me esperam, a terrível complexidade dos dramas do mundo moderno, mas a humildade que é necessária para servir, sobretudo para servir os mais vulneráveis, as vitimas dos conflitos, terrorismo, das violação dos direitos, da pobreza, e das injustiças deste mundo’’. 

 Durante o acto, os presidentes dos cinco (5) grupos regionais felicitaram o novo líder das Nações Unidas.O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, destacou as qualidades de Guterres e apontou como chaves para a sua aclamação.

‘’Na sua inteligência, no seu brilho, na sua humildade, na sua capacidade de serviço, no seu sentido social, na sua abertura a humanidade, e estas qualidades e a forma como desempenhou brilhantemente o alto comissariado para os refugiados, explicam esta aclamação, este consenso, esta convergência da comunidade internacional’’, disse.

As reacções pela indicação de António Guterres no cargo de secretário-geral das Nações Unidas, não param, a candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Cliton, elogiou a clamação do português na liderança da ONU.

António Guterres de 67 anos de idade, substitui assim Ban ki-moon, que esteve à frente da organização durante dez (10) anos.

Antonio Guterres Foto/EFE

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0