Angolanos visitam campos santos mas desconhecem origem do dia dos defuntos
Várias pessoas deslocaram-se aos cemitérios espalhados pelo país para visitar as campas dos seus ante queridos, para fazer limpeza, pintar e deixar um ramo de flores para o embelezamento

No cemitério do Camama por exemplo, o movimento hoje foi intenso, familiares e amigos visitaram o campo santo e depositaram flores bem como fizeram limpeza aos túmulos. 

Na entrada do referido cemitério foram colocadas quatro bandeiras pretas, simbolizando assim o dia em que as pessoas param para reflectir, chorar e lembrar os seus ante queridos.

O jovem Fernando José, considera o dia dos finados muito especial por ser "um dia que permite estar perto de quem está distante", José aproveitou o dia para pintar a campa de seu falecido pai e assim mostrar ao mesmo (seu pai) que apesar da sua morte o seu filho não o esqueceu.

Já dona Jeruza, que varria ao redor da campa do seu marido, contou-nos que o dia é muito especial para ela não apenas por ser o dia dos finados mas também por ser o dia em que conheceu o seu falecido esposo num cemitério. "Eu e meu marido nos conhecemos no cemitério num dia como esse, eu vinha visitar a campa do meu tio e ele a da mãe, ele chorava muito e eu o consolei e aí nos conhecemos," contou dona Jeruza enquanto chorava.

O dia dos defuntos ou finados não é apenas de reflexão, mas também de comércio, um dia em que as floristas aproveitam para facturar mais, diferente dos outros dias em que a movimentação nos cemitérios é fraca. 

Apesar da crise que devasta o país estar a dificultar a importação de flores, a vendedora de flores Ilda Dala, fez saber que os preços das flores não sofreram um aumento exorbitante, e variam dos 4 mil a 500 kz. A mesma revelou que o dia de hoje está ser bastante rentável.

Durante a reportagem questionamos algumas pessoas se sabiam o por quê da celebração do dia dos finados, a maioria dos nossos interlocutores afirmaram desconhecer a existência do dia.

Então saiba por que celebra-se o dia dos finados:

Segundo o site catolicismo romano, o dia de finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram. É dia de celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século I os cristãos rezam pelos falecidos, costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.

No século V a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Já no século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

A partir do século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de Novembro, porque no dia 1 de Novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados, ao passo que o Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

De lembrar que nem todas religiões celebram este dia por considerarem ter origem pagã.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
1
   
0