Angola vai contrair dívida de 3 mil milhões de dólares
O Governo de Angola vai aos mercados internacionais, ainda este ano, para contrair uma dívida pública, no valor de 3 mil milhões de dólares norte-americanos, segundo uma autorização presidencial.

Anúncio

Anúncio

Numa nota enviada aos clientes, e a que a Lusa teve acesso, o gabinete de estudos do Banco Fomento Angola diz que a equipa do Ministério das Finanças reuniu-se com vários investidores na semana passada em Nova Iorque, numa operação que será apoiada pelo Deutsche Bank, ICBC e Standard Chartered.

A autorização presidencial para esta emissão foi publicada a 7 de Novembro, e nela pode ler-se que "é autorizada a ministra das Finanças, no âmbito do Programa Global de Médio Prazo para a Emissão de Títulos de Dívida Soberana, sob a forma de Eurobonds, até ao montante de 3 mil milhões de dólares [2,71 mil milhões de euros] ou o equivalente em outras moedas, em uma ou mais séries".

A assunção de mais este encargo deverá elevar o rácio da dívida pública em mais de três pontos percentuais face ao PIB de Angola, que o FMI estima que valha cerca de 90 mil milhões de dólares.

Ainda segundo os dados do Fundo, divulgados em Outubro, este rácio deverá ficar, no final deste ano, nos 95% do PIB.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
2
   
1
   
2
   
0
   
0