Angola terá no próximo ano um hospital público tradicional
O Ministério da Saúde garantiu esta quarta-feira, durante anúncio do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS), que Angola terá no próximo ano o primeiro Centro Nacional de Referência de Medicina Tradicional e Práticas Completares.

Segundo o documento lido pela Angola-Online garante que todas as medidas estão a ser acauteladas para a sua materialização, mas defende por outro que se deve elaborar um Código de Ética para a protecção do exercício profissional da medicina tradicional.

"No âmbito do programa nacional de desenvolvimento sanitário, a prioridade será estudar a viabilidade de articulação da medicina tradicional e práticas complementares com serviço nacional de saúde de forma sustentável", explica o documento.

Recordar que segundo dados divulgados pela Câmara Profissional de Terapeutas Tradicionais, divulgados recentemente, existem mais de 61mil terapeutas tradicionais licenciados exercendo actualmente a actividade em Angola.

Sendo que a província do Uíge alberga actualmente o maior número de profissionais a nível do país, cerca de 14 mil, sendo que a Câmara controla igualmente 33 mil parteiras tradicionais e uma rede de vendedoras de medicamentos tradicionais.

NJ

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
3
   
0
   
0