Angola procura criar ligação forte com RDC, Rwanda e Uganda
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu hoje em Luanda, os líderes da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, do Rwanda, Paul Kagame, e do Uganda, Yoweri Museveni, para debater sobre questões de segurança regional e cooperação entre os países.

A ter lugar no palácio presidencial da Cidade Alta, a reunião foi convocada pelo Chefe do Estado angolano, isso porque, em Maio deste ano Angola e o Rwanda decidiram juntar-se a RDC, para juntos eliminarem os grupos armados congoleses e estrangeiros que actuam neste país irmão.

Esta decisão foi tomada nos arredores da capital congolesa, na cidade de N’Sele, palco de uma mini cimeira com os chefes de estados dos países vizinhos da sub-região central de África, designadamente João Lourenço, Paul Kagame e Félix Tshisekedi.

Os demais chefes de estados que não fizeram parte desta reunião estão convidados a fazer parte desta iniciativa, lê-se na declaração final do encontro, lida pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Esta Cimeira relançou a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), para a resolução dos problemas que afligem a região. 

Para a integração económica, os presidentes comprometeram-se a fazer tudo para reabilitar e apetrechar a linha férrea Kolwezi-Dilolo (RDC), apontando a sua ligação ao Lobito, através do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).

Cabe aos ministros dos Negócios Estrangeiros e altos funcionários dos três países a implementação das decisões assumidas neste encontro.

Fonte: Jornal de Angola

REAÇÕES

6
   
1
   
3
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0