Angola precisa mais de 250 milhões de dólares para a desminagem
Alerta foi dada esta quinta-feira, em Londres, pelo um dos directores do Mines Advisory Group, Chris Loughran, assegurando que Angola precisa de 253 milhões de euros para eliminar as minas terrestres no país, mas tem disponível menos de um quinto desse valor.
Foto de AG

Angola precisa de 275 milhões de dólares (253 milhões de euros), mas actualmente só 19% desse valor está prometido, frisando que são necessários 34,37 milhões de dólares (31,59 milhões de euros) por ano para atingir o objectivo, informou a Lusa.

Chris Loughran, falava num evento no edifício do parlamento britânico, organizado pelo grupo parlamentar de amizade a Angola, intitulado "Acção sobre as Minas em Angola: O Papel da Comunidade Internacional". Mostrou-se optimista na possibilidade de Angola juntar-se a Moçambique e ser considerado livre de minas terrestres em 2025, mas defendeu que a comunidade internacional, em especial o Reino Unido, devem rever as suas prioridades.

O Mines Advisory Group é, juntamente com a Norwegian People's Aid e a Halo Trust, os "três mosqueteiros" da desminagem em Angola. Actualmente, apenas estas três organizações não-governamentais se mantêm no terreno, com excepção das brigadas dirigidas pelas autoridades angolanas, que se têm centrado em limpar áreas estratégicas com maior interesse económico.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0