Angola já não é inquilino do conselho de segurança da ONU
Angola termina mandato no conselho de segurança da ONU com promessa de continuar a trabalhar na manutenção da paz no continente berço.

Depois de ter ocupado a cadeira já no biénio 2003 e 2004, Angola foi eleita membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas a 16 de Outubro de 2014, com 190 votos em 193 votantes, por endossamento do grupo africano. A única nação lusófona actualmente no órgão. 

Em declarações à imprensa, o chefe da diplomacia angolana, Georges Chicoti mencionou que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ‘’tem se mostrado de grande importância na resolução de conflitos na região dos grandes lagos e não só, factor que leva Angola a não descartar, com o final do seu mandato como membro não permanente do conselho de segurança da ONU, o seu papel em situações de conflitos ou outras questões do interesse da União Africana”, por esse motivo afirma que Angola continuará a trabalhar para garantir a paz no continente.

Em Setembro último, entrevistado pela Rádio ONU, Georges Chicoti fez uma avaliação dos dois anos de mandato e pediu maior atenção às novas democracias e também à promoção do diálogo na península coreana. 

“Foi uma experiência muito interessante. Angola apareceu desta vez com um pouco mais de experiência relativamente à participação anterior e temos a certeza de que, ao sairmos do Conselho de Segurança, também teremos ganho um pouco mais para nós mesmos", disse  Georges Chicoti, Ministro das Relações Exteriores.

Sapo

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0