Angola empenhada em liquidar dívidas das empresas e trabalhadores portugueses
O ministro das Finanças, Archer Mangueira, recebeu em audiência na sede do Ministério da Finanças, em Luanda, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, que está em Angola numa visita oficial.
Archer Mangueira - Ministro das Finanças

Em declarações a imprensa, o ministro fez saber que, abordou com Teresa Ribeiro, sobre os atrasos nas transferências cambiais de empresas e trabalhadores expatriados em Angola, bem como a demora no pagamento de contratos públicos.

"A situação de Angola ainda não está totalmente resolvida, ainda continuamos a assistir a alguns desequilíbrios na nossa balança de pagamentos, mas têm sido feitos todos os esforços no sentido de, à medida que vamos reduzindo a pressão sob a balança de pagamentos, também melhorar os procedimentos para irmos liquidando paulatinamente os nossos compromissos com os trabalhadores e as empresas, não só portuguesas, mas neste caso portuguesas", afirmou o ministro.

Por outro lado, o ministro salientou que, as transferências cambiais visam conquistar os mercados financeiros.

Temos consciência que ao procedermos dessa forma reconquistámos a confiança, que é um elemento chave para a dinamização dos mercados e das economias". Disse.

Archer Mangueira assegurou que Angola continua empenhada dentro das suas possibilidades no processo de pagamento das empresas e trabalhadores portugueses que laboram no país.

Numa altura em que muitos trabalhadores estrangeiros estão abandonar o país, existem trabalhadores expatriados portugueses que se queixam de quase um ano de atraso nas transferências de salários para Portugal.

Na saída do encontro, Teresa Ribeiro, revelou que Portugal vai conceder uma linha de crédito à Angola, para os sectores da energia, saneamento básico, construção e defesa.

Novo Jornal

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
3
   
0
   
0