Angola deixa de importar cerveja por falta de divisas
A confirmação consta num relatório do Conselho Nacional de Carregadores (CNC), coordenado pelo Ministério dos Transportes, que dá conta que Angola reduziu significativamente a importação de cerveja devido a actual situação económica do país.
Fotografia da Sapo

O relatório do CNC, dá conta que entre Julho e Setembro de 2016, a quantidade de cerveja importada por Angola não foi suficiente para integrar a lista dos 100 tipos de produtos mais importados, devido a escassez de divisas no país.

“Só no terceiro trimestre de 2014, antes da crise gerada pela quebra na cotação do barril de crude, Angola importou, 63.727 toneladas de cerveja, sobretudo de Portugal. Desta forma, a importação de cerveja representou 2,24% de todas as compras feitas por Angola no exterior, naquele período de 2014, figurando na nona posição da lista dos produtos mais importados pelo país”, lê-se no relatório.

Além disso, o relatório esclarece que esta decrescente importação de bebidas deve-se ao facto de Angola já ter fábricas ligadas ao sector, exemplo claro é a REFRIANGO, uma empresa líder do mercado Angolano.

Por outro lado, esta medida serve também para reduzir a importação de bebidas, segundo dados do executivo angolano, cifrava-se anualmente em cerca de 400 milhões de dólares antes da crise, mais de metade proveniente de exportações de empresas portuguesas, nomeadamente cerveja.

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0