Agentes do SIC torturam jovem por alegadamente roubar carros
Um jovem de 33 anos de nome Jumilde Bebiano António, ficou com os membros superiores inflamados bem como partes do corpo queimadas, em consequência da tortura que foi submetido por agentes dos Serviços de Investigação Criminal afectos a esquadra policial do bairro Chinguare, no Benfica, em Luanda.

Em declarações à rádio Ecclésia, o jovem disse que foi à esquadra a procura do amigo, por sinal chefe do departamento do SIC, e foi apreendido por efectivos deste órgão, acusando-o de roubo de carros no Zaire.

‘’Me meteram saco preto, me disseram para confessar os crimes, os carros que eu já roubei, vivendo no Soyo, começaram a me espancar e pediram 1 milhão de kwanza para me soltar. Eu disse que deixassem ligar a minha família, para conseguir 300 mil kz. Não aceitaram 300 mil kz, disseram que tinham que dividir o dinheiro cinco pessoas e 300 mil não chega…’’, explicou o jovem em declarações à rádio Ecclésia.

Acamado, ojovem disse mais, ‘’era muita surra, me amarraram, me fizeram como eles dizem‘’avião’’, me meteram ferro quente na perna, me assaram a perna, não conseguia mais… puseram-me numa cela que tem caixão quatro dias, autorizaram para ninguém não me dar comida nem água, depois de quatro dias desmaiei’’, revelou.

Bebiano António, não entende porque foi submetido a tortura visto que não é criminoso, e revelou que os efectivos do SIC exigiam que desse 1 milhão de kz para ser solto.

Em estado de recuperação, o jovem depende de ajudas para fazer as necessidades biológicas.

Segundo a rádio Ecclésia, o Comando Provincial da Polícia Nacional, já tem o conhecimento do caso.

Rádio Ecclésia

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0