7 maneiras de manter os objectivos para 2020
Cada estratégia baseia-se em comportamentos cientificamente estudados e justificados. Ou seja, tem a base de veracidade que precisa para se sentir mais segura e confiante neste processo. Conheça então cada um dos pontos em questão.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Segundo a Associação Americana de Psicologia, 93% da população define resoluções de ano novo. Entre todas, as mais comuns resumem-se a perder peso, treinar mais, comer melhor e poupar mais dinheiro.

Contudo, diz a mesma associação que 45% da população desiste de tais objectivos até Fevereiro. Além disso, apenas 19% mantém o foco por um período de dois anos. O motivo? Falta de auto-controlo e organização em relação àquilo que realmente deseja para a própria vida.

Clarifique e honre os seus valores

Quais são os seus objectivos de vida? O que realmente importa para si? Quer perder peso porque sabe que precisa desta mudança para ser mais saudável ou porque se sente influenciada pela pressão imposta pela sociedade?

Quem é guiado pelos seus próprios valores pessoais mais facilmente se mantém fiel àquilo que se propõe, pois acredita verdadeiramente no que objectiva a si próprio.

Foque-se no que lhe importa verdadeiramente e seja consistente em relação aos seus valores.

Enquadre os objectivos propostos à sua vida de forma positiva

…por outras palavras, foque-se no que quer fazer e não no que quer evitar. Comece por pequenas mudanças: em vez de decidir não beber mais álcool, objective passar a beber mais água com gás nas saídas à noite. Suprimir pensamentos leva-a a despender demasiada energia e a cair em tentação nos momentos mais difíceis.

Além disso, optar pelo lado mais optimista do cenário vai ajudá-la a reflectir naquilo com que já se sente feliz e satisfeita. Vários são os estudos que provam que atitudes positivas como a gratidão ajudam-na a lidar de forma mais eficaz com o autocontrolo a longo termo.

Mude o ambiente que a rodeia, para que mudar internamente lhe seja mais fácil

Quem tem maior força de vontade evita mais facilmente tentações que a testem, comprovam várias investigações de foro psicológico. Mas aumentar tal força de vontade pode carecer de uma pequena ajuda: se o seu objectivo é poupar dinheiro, evite ter muitos trocos na carteira. Quer ser mais saudável? Acabe com os M&M’s e com as bolachas de chocolate na secretária do trabalho.

Se os seus colegas de trabalho são os ‘culpados’ por tais snacks em horário laboral, fale-lhes os seus objectivos, pode ser que se sintam inspirados por si. Leve snacks saudáveis para todos em alguma ocasião especial e faça-lhes ver que uma alimentação mais regrada não tem de ser aborrecida.

Este apoio – por amigos, familiares ou mesmo colegas – é essencial para um maior sucesso no alcance dos seus objectivos. Por isso, procure esta ajuda em grupos com interesses semelhantes aos seus. É de treino que falamos? Junte-se a um grupo de corrida ou vá a alguma aula de grupo no seu ginásio. Pode ser que conheça os seus companheiros neste caminho.

Previna-se com a estratégia do ‘e se’

Até a melhor resolução pode ser posta de lado nos momentos de maior exaustão ou mais trabalho. Para que não deite tudo a perder, o melhor será formular uma série de planos a pôr em prática quando se deparar com algum obstáculo. Só tem de se antecipar a tais cenários.

Quando lhe apetecer aquele snack a meio da noite, troque a ida ao frigorífico por um momento de leitura daquela revista que é o seu guilty-pleasure. Em alternativa, procure online comunidades que defendam uma alimentação mais saudável. É lá que irá encontrar a inspiração que precisa naquele momento.

A ideia é perspectivar o pior que pode acontecer e preparar-se para quando o momento chegar.

Adopte uma abordagem gradual

Não é da noite para o dia que vai conseguir ter sucesso numa mudança de hábitos. Se quer cortar no açúcar, comece por retirá-lo do café, depois limite as sobremesas ao fim-de-semana. Eventualmente, dará por si a esquecer-se daquilo que outrora lhe era imprescindível.

Aquele muffin parece-lhe mesmo irresistível? Em vez de o negar, comprometa-se a come-lo apenas dali a 10 minutos. Pode ser que, quando o for comer, a vontade já não seja tão grande e se sinta satisfeita com apenas meio muffin. Ou nenhum!

Ficará surpresa quando se der conta do poder que certas pequenas mudanças podem trazer. Cortar os alimentos processados é exemplo de pequena, mas bastante relevante mudança a pôr em prática. Para lá chegar, o caminho passa por esquecer as modas, conhecer cada alimentos e nunca desistir! Falamos destas e outras estratégias nas páginas que dedicamos à resolução que sabemos ser comum a muitas: ‘Em 2020 vou comer bem para ser mais saudável”.

Imagine as suas recompensas e aproveite-as

Perspective a incrível sensação das endorfinas a percorrer o seu corpo após uma corrida; ou então o sol sob o incrível cenário após uma longa caminhada pelas montanhas. Preste atenção às sensações de que irá usufruir: cheiros, sensações, sons, toques e sabores. Visualize todo este cenário ao mais alto nível e trabalhe para o tornar real.

Sim, não é fácil imaginar tudo isto sem nunca o ter experienciado, mas, como o tempo, será mais fácil reconhecer as sensações por que já passou e perspectivar aquilo de que pode usufruir…outra vez.

“Em 2020 vou ficar offline para me encontrar”. Esta é uma das resoluções que exploramos. De facto, não podia haver relação mais directa com esta dica cientificamente comprovada. Não há melhor forma de se conectar com os seus sentidos do que se desprendendo do mundo online.

Seja brando consigo mesmo, mesmo nos contratempos

Muitos acreditam que uma atitude menos branda prepara-nos mais eficazmente para a autodisciplina. Contudo, tal leva a que se culpe com maior frequência, o que pode levar a uma atitude derrotista e sensação de falhanço. Tudo isto a fará desistir daquilo a que se propõe.

Em vez disso, opte por uma postura de auto compaixão. Lembre-se que ser humano significa ser imperfeito. Quando falhar, não desista. Tente perceber o que fez de mal, reconheça o erro e mantenha-se forte para o próximo dia.

Não estará mais apta a alcançar as suas resoluções de ano novo se for muito crítica e exigente consigo própria. Em alternativa, escolha ser estratégica nos passos que define no caminho para o seu próprio sucesso.

Esta estratégia vai ao encontro da resolução que apontamos no nosso artigo, onde nos comprometemos a ‘treinar para ser mais forte’. Antes de qualquer treino, lembre-se que a sua evolução é única e que ter saído do sofá para ir treinar já é, por si só, uma vitória. Encontre o seu próprio ritmo e reconheça as suas próprias evoluções, por mais pequenas que sejam.

Fonte: WH

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0