Angola não está na lista dos países com mais fumadores
O anúncio foi esta terça-feira, num relatório denominado "The Lancet", segundo o relatório Angola está fora da lista dos países que mais fazem o uso do tabaco a nível mundial. A lista é liderada pela China, Índia, Estados Unidos e Rússia.
DR

De acordo com o Jornal de Angola, o estudo é baseado no hábito dos fumadores em 195 países e foi feito entre 1990 e 2015. A lista dos países com mais fumadores é liderada pela China, Índia, Estados Unidos e Rússia. Apesar de décadas de políticas de controlo do tabagismo, o relatório mostrou um aumento significativo do número de pessoas que fumam, reflectindo o crescimento da população mundial.

Segundo a pesquisadora Emmanuela Gakidou, a mortalidade pode aumentar ainda mais, já que as empresas de tabaco se dirigem agressivamente a novos mercados, especialmente nos países em desenvolvimento.

"Apesar de termos, há mais de meio século, evidências inequívocas dos efeitos nocivos do tabaco sobre a saúde, um em cada quatro homens no mundo fuma diariamente", disse a autora principal do estudo, Emmanuela Gakidou. 

Emmanuela Gakidou acrescentando ainda que "o fumo continua a ser o segundo maior factor de risco para morte precoce e deficiência. Para reduzir o seu impacto, devemos intensificar o controlo do tabaco", aconselhou.

REAÇÕES

COMENTÁRIOS