ACAVE promete arborizar Cazenga
A presidente da Assembleia Geral da ACAVE - Associação Cazenga Verde, Rosa Edna Leal Matemba, fala da problemática das questões ambientais no município do Cazenga e dos objectivos da associação.

Em entrevista à Angola-Online, a propósito da importância sobre a arborização, a presidente da organização, Rosa Edna Leal Matemba, afirmou que "objectivo passar a mensagem do quão importante são as questões ambientais porque não podemos desassociar questões ambientais das questões sociais".

Falo-nos sobre ACAVE - Associação Cazenga Verde?

Nós somos uma associação do município do Cazenga, temos como denominação ACAVE, Associação Cazenga Verde, e temos como objectivo passar a mensagem do quão importante são as questões ambientais porque não podemos desassociar questões ambientais das questões sociais, porque o ser humano é o centro de tudo. O munícipe do Cazenga será o nosso maior foco, porque sentimos a carência no que concerne ao meio ambiente.

E qual é a vossa estratégia para despertar os munícipes sobre o assunto?

Nós enquanto associação criamos um plano municipal e um programa específico, “Educar Verde”. Este programa identificou os reais problemas que o Cazenga tem em relação a educação ambiental, falta de sensibilização dos munícipes para uma consciência mais ecológica, o reduzido envolvimento das instituições de ensino, tanto públicas como privadas. 

Como funciona? 

Simples, vamos nos focar naquilo que são os desperdícios, e fazer palestras nas escolas, passar mensagens de incentivo nas praças. Com escolas pretendemos criar um premio que na qual selecionaremos os melhores projectos ambientais nos alunos do ensino medio, e a organização de uma feira ecológica.

Tem sido fácil encontrar parceiros nessa luta?

Na verdade ainda estamos na busca de parceiros e financiamento, mas já há sim algumas portas que se abriram para nos ajudar, temos o grande apoio da Administração do Cazenga, a Juventude Ecológica de Angola, Lixo Zero Angola, Semente Viva, Radio Lac e o Instituto Superior Politécnico do Cazenga.

Existe uma possibilidade de expandirem a vossa luta fora do Cazenga?

Faz parte daquilo que imaginamos, e a possibilidade de expandirmos é uma necessidade que tem de se cumprir, mas por enquanto iremos tratar da nossa casa. Existem muitas associações, mas sentimos que fomos esquecidos, daí que surgiu a ideia de fazermos por nós os que os outros não fazem.

 Qual é o verdadeiro diagnóstico Cazenga?

O problema do Cazenga é muito grave, e não foge daquilo que é a realidade do país, falta arborização, saneamento básico péssimo, e com isso vem as doenças que atrapalham qualquer crescimento económico do município. Mulheres e crianças são os mais afectados, e quando há chuvas quase que se torna intransitável.

A ACAVE é uma associação virada para a promoção e defesa do meio ambiente sadio, e desenvolve as suas actividades no município do Cazenga, em Luanda.

REAÇÕES

COMENTÁRIOS